Como iniciar uma solução digital para sua empresa
Investir na solução digital tem sido a saída de muitas empresas para evoluir nos dias atuais, pois em momentos como pandemia ou quando o número de concorrentes crescendo de forma exponencial, a empresa tem que estar presente onde seus clientes também estão, mas a pergunta é, sua empresa está presente? E se sim, está presente com a solução digital correta?
Alguns pontos deveram ser analisados para iniciar uma solução digital
Diferença da solução digital em relação a loja física
Existe uma grande diferença entre o comportamento dos seus clientes da loja física em relação aos seus clientes do mundo digital, e entender essas características podem ser determinantes no sucesso da sua solução digital. Vamos fazer uma comparação dos pontos determinantes na compra da loja física e onde eles podem ser comparados na solução digital.
Loja física x solução digital
- Ambiente da loja x Website bem elaborado
- Limpeza e organização x Website organizado e de fácil entendimento
- Atendimento x botões de ação como WhatsApp, e-mail e telefone
- Preço (incluído custos da loja física) x Preço (removendo custos da loja física)
- Retirada no local x Frete atrativo
- Faixada x Logomarca e Home do site
Existe um fator determinante na venda física que é o fator humano, onde a empatia, poder de venda comercial, abordagem, enfim, diversos fatores que a presença humana tem, onde na solução digital não irá estar presente. Essa ausência tem que ser suprida em outros fatores como, uma plataforma de abertura rápida do website, cupons de descontos, estética atrativa do website, facilidade de achar o que precisa e fácil meio de comunicação com a empresa.
Website ou Mídias Sociais, onde devo focar a solução digital?
Para definir a melhor solução digital, primeiramente devemos pensar em uma outra pergunta, onde estão presentes os meus clientes e como vou conseguir atingir eles?
Existem três tipos de cenário para a solução digital ideal, e isso está ligado diretamente ao seu produto ou serviço prestado.
Primeiro cenário: O cliente tem a necessidade do seu produto
No caso de o cliente já possuir a necessidade do seu produto ou serviço, a melhor solução digital é possuir um Website, pois naturalmente quando alguém vai procurar por algo que já precisa a grande maioria das pessoas utilizam o Google como meio de pesquisa, e para estar no Google, você precisa de um website.
Exemplo: Vidraçaria, Chaveiro, Piso laminado, Advogado, Arquiteto
Segundo cenário: Seu produto ou serviço irá despertar o desejo no cliente
Já vamos inicialmente dar um exemplo para ficar mais fácil.
Você tem uma hamburgueria, e logicamente seu público alvo são pessoas que gostam de hamburguer. Seu cliente a noite, perto do horário da janta, está vendo o Instagram e aparece uma imagem deliciosa de um Hamburguer, pronto a isca foi lançada.
Nesse caso o cliente não estava procurando pelo seu produto ou serviço, mas foi despertado o desejo nele. Para esse cenário, onde é possível despertar o desejo no cliente, a solução digital mais indicada é mídias sociais.
Ex: Pizzaria, Hamburgueria, Lançamento de imóveis
Terceiro cenário: Seu produto ou serviço pode ser os dois cenários
Existe sim a possibilidade do seu produto ou serviço se encaixar nos dois cenários, como por exemplo se você tem uma loja de roupa. Nesse caso existem pessoas que precisam comprar roupa por necessidade, ou seja, partiu dela a intenção de procura seu produto, assim como tem pessoas que vão ver nas mídias sociais imagens de roupas e mesmo sem necessidade vão comprar, pois despertou o desejo naquele item. Portanto a solução digital tem que ser aplicada tanto no website como nas mídias sociais.
Ex: Loja Roupa, Salão de Estética, Empresas de Eventos
Jornada do cliente do começo até a compra
Analisando e entendendo esses pontos, temos então, o guia de onde deve-se focar a solução digital para sua empresa.
Toda jornada de compra do cliente passa necessariamente por 3 etapas na solução digital.
- Primeiro passo do cliente na solução digital - Achar a sua empresa
Se seu cliente estiver no Google será através da divulgação do Google Ads, se estiver nas mídias será através do Facebook Ads.
- Segundo passo do cliente na solução digital – Entrar na sua base digital
Se seu cliente estiver no Google a base será o Website, se estiver nas mídias será através do Instagram ou Facebook, na maioria dos casos.
- Terceiro passo do cliente na solução digital – Finalizar a compra
Conclusão
Toda empresa para obter sucesso na solução digital precisa necessariamente estar bem estruturado nas três etapas que o cliente leva da intenção do seu produto ou serviço até o momento da conversão. Não adianta sua empresa possuir um website maravilho e não aparecer nas pesquisas do Google, ou até mesmo o inverso, não adianta sua empresa fazer uma ótima campanha de divulgação no Google Ads mas quando o cliente entra no website ele sai por não entender ou não confiar na empresa por causa da estrutura do website. A solução digital ideal é possuir todas etapas bem elaboradas e funcionando perfeitamente.
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