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5 ferramentas gratuitas para analisar a concorrência

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5 ferramentas gratuitas para analisar a concorrência

Tanto para empresas que está começando como para as empresas mais antigas no mercado, saber analisar a concorrência é imprescindível para tomadas de decisões mais assertivas em relação aos negócios.

Infelizmente é comum vermos empresas antigas e conceituadas desaparecerem do mapa após o surgimento de uma empresa do mesmo segmento que em pouco tempo domina o mercado e acaba varrendo seus concorrentes do radar.

Essas start-ups que surgem “do nada” certamente sabem como analisar a concorrência, e a partir disso elas sabem os seus pontos fracos e as carências do mercado, podendo tomar decisões e caminhos que supram essas carências e assim dominar o mercado com o serviço ou produto melhor que o dos concorrentes....

Mas agora deve vir a grande pergunta em sua cabeça.

- Tá, mas como eu faço para analisar a concorrência?

Existem algumas ferramentas gratuitas que são excelentes para conseguirmos “bisbilhotar” os nossos concorrentes, principalmente em relação a divulgação, com isso podemos entender quais pontos em suas propagandas eles estão focando mais e quais são suas ofertas.

Primeira ferramenta para analisar a concorrência: Google Trends

O Google trends não é necessariamente para analisar o seu concorrente, mas sim para você ter uma ideia de como está o volume de pesquisa do seu produto ou serviço no Google ao longo do tempo.

Nessa ferramenta, é possível selecionar uma palavra-chave e ver qual foi o volume de pesquisa dela durante um período e com isso podemos entender se o nosso produto está em alta ou em baixa, se é um produto que tem um volume de pesquisa estável durante 5 anos por exemplo.

A ferramenta mostra também as regiões em que essa palavra-chave é mais buscada, além de mostrar assuntos e pesquisas relacionadas a palavra chave escolhida como mostra a imagem abaixo:

Google Trends
Google Trends
Google Trends

É possível comprar palavras-chaves também, para que possa ser feita uma análise mais completa e precisa do cenário ao longo do tempo.

Google Trends
Google Trends
Google Trends
Google Trends

Segunda ferramenta para analisar a concorrência: Página do facebook do concorrente

A página do facebook é excelente para analisar a concorrência, pois lá nós conseguimos ver os produtos que o nosso concorrente está postando, como ele está postando, qual abordagem ele está usando nos post e principalmente ver os anúncios que o mesmo está fazendo.

É de extrema importância você estar atendo aos anúncios do seu concorrente, já que nele você irá descobrir quais produtos ou serviços ele está apostando, qual a interação do público om o anúncio e muito mais.

Para analisar a concorrência através dos anúncios é bem simples, basta seguir o passo abaixo:

  1. Acesse a página do concorrente
  2. Em Transparência de página clique em “ver tudo”
  3. Clique em “ir para Biblioteca de Anúncios”
Biblioteca de anúncios Facebook
Biblioteca de anúncios Facebook
Biblioteca de anúncios Facebook

Terceira ferramenta para analisar a concorrência: Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ótima ferramenta não só para analisar a concorrência, mas também descobrir o volume de pesquisas de uma determina palavra-chave especifica.

Além disso, é possível descobrir novas sugestões de palavras-chaves e entender como o seu cliente mais procura pelo seu produto ou serviço.

E também é possível ver quais sites estão utilizando aquela palavra-chave para ranquear melhor nas buscas do Google.

Ubersuggest
Ubersuggest
Ubersuggest

Quarta ferramenta analisar a concorrência: Semrush

O Semrush é uma das muitas ferramentas poderosíssimas para analisar a concorrência, principalmente em relação a SEO.

Essa ferramenta é paga, mas inicialmente você pode fazer algumas pesquisas gratuitas por dia, que já é o suficiente para “bisbilhotar o seu vizinho”.

Nessa ferramenta é possível verificar o volume de trafego orgânico, trafego pago, backlinks e muito mais.

Descobrir as principais palavras-chaves orgânicas e pagas que o concorrente está apostando também é uma opção com essa ferramenta, além de conseguir também ver alguns exemplos dos anúncios do Google que o mesmo está fazendo.

Sem contar que você consegue enxergar o posicionamento do site analisado em relação aos principais concorrentes, com isso você pode ter uma ideia do que todos os principais players do seu segmento estão fazendo para se posicionar no Google.

Ferramenta Semrush
Ferramenta Semrush
Ferramenta Semrush
Ferramenta Semrush
Ferramenta Semrush
Ferramenta Semrush

Quinta ferramenta para analisar a concorrência: Reclame Aqui

Muito usado pelos consumidores mas pouco usado para analisar a concorrência é o RELAME AQUI.

Nesse site você consegue ver as principais reclamações dos clientes de seu concorrente e entender onde ele está errando, assim é possível em suas propagandas apelar para as falhas de seus concorrentes e assim conquistar mais espaço no mercado.

Existem centenas de ferramentas gratuitas e pagas para analisar a concorrência, mas com certeza essas poucas ferramentas que passamos nesse artigo você certamente fará uma análise muito boa do seu concorrente e conseguirá tomar decisões para sempre estar um passo à frente nas divulgações e vendas do seu produto ou serviço.

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